• Seg. Dez 11th, 2023

“A pandemia é a verdadeira assassina e o obscurantismo pode ajudá-la”

Share This !

O vice-almirante Gouveia e Melo foi recebido entre insultos e vaiado por um grupo de manifestantes anti-vacinação, no centro de vacinação de Odivelas, ao final da noite deste sábado.

Entre os apupos, ouviu-se a palavra “assassino”. Em reação, o responsável pela Task Force que coordena o plano de vacinação contra a Covid-19 respondeu: “O negacionismo e o obscurantismo é que são os verdadeiros assassinos. Morreram mais de 18 mil pessoas nesta pandemia”.

“A pandemia é a verdadeira assassina e o obscurantismo pode ajudar a pandemia. Eu estou aqui para esclarecer as pessoas que a pandemia é perigosíssima e não devemos ter medo de ninguém”.

Ainda em relação à presença dos manifestantes, o responsável frisou que vivemos numa “democracia e as pessoas têm direito a se manifestarem”. Porém, acrescentou, “não devemos ter medo”.

As pessoas “têm direito às suas opiniões”, mas “não têm é o direito a impor a sua opinião aos outros”.

E, quando essa “opinião é imposta já de forma violenta, deixa de ser democracia, portanto têm direito à sua opinião, têm direito a falar uns com os outros, não têm direito a empurrar, não têm direito a condicionar as pessoas e, por isso, é que eu entrei ali pela porta principal”, sublinhou.

Num balanço do primeiro dia de vacinação deste grupo etário, Gouveia e Melo avançou que “já se apresentaram mais de 102 mil jovens [este sábado]. Foi um dia muito positivo. Temos cerca de 180 mil agendados [para o fim de semana] e a grande parte já foi vacinada”.

“Estes jovens já demonstram maturidade superior ao que está atrás de mim [referindo-se aos manifestantes]. Já se percebeu o que mata. Não é a vacina, é precisamente o contrário, é o vírus. E o vírus, associado ao medo e à ignorância, ainda mata mais”, vincou.

À saída, o vice-almirante saiu por onde entrou, pela porta principal, por entre gritos de manifestantes a chamarem-no de assassino repetidamente, ladeado pela Polícia de Segurança Pública (PSP).

Recorde-se que os centros de vacinação de Loures e de Odivelas vão estar abertos até à 1h, este fim-de-semana, e contam com a presença de um DJ, numa altura em que decorre a ‘Casa Aberta’ para os jovens entre os 16 e os 17 anos. Gouveia e Melo reiterou que esta é uma “iniciativa interessante. Temos de estar abertos a um conjunto destas iniciativas”.

O relatório mais recente de vacinação contra a covid-19 da DGS contabiliza 7.330.505 residentes em Portugal (71%) com pelo menos uma dose de vacina administrada e 6.403.987 pessoas (62%) com a vacinação completa. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Estudo indica que obesidade abdominal provoca disfunção eréctil

Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), mostra que o índice de gordura acumulada na zona abdominal “pode servir de indicador de disfunção eréctil”, recente Read more

Café pode reduzir até 25% o risco de diabetes

Um consumo regular de café contribui para estimular o metabolismo e equilibrar os níveis de glucose, o que diminui até 25 por cento o risco de desenvolvimento de diabetes tipo Read more

PS quer explicações do ministro da Saúde sobre emergência médica

O PS anunciou que formalizará, na Assembleia da República, a entrega de um requerimento para que o ministro da Saúde seja ouvido no parlamento sobre urgência e emergência médica, considerando Read more

Weedmaps é o Google Maps da marijuana e já chegou à Europa

Em meia hora de caminhada pelo paredão de Venice Beach encontra-se pelo menos meia dúzia de lojas que vendem marijuana e ensinam a consumir. Nestes Green Doctors é possível encontrar Read more

Esperança média de vida dos portugueses volta a aumentar

A esperança de vida à nascença fixou-se nos 80 anos. Já a população com 65 anos viveu ainda mais 18,97 anos, divulgou o Instituto Nacional de Estatística, segundo os números Read more

Os médicos aderiram à greve greve em todo o país

Cerca de metade dos médicos terão aderido à greve em todo o país, calcula a Federação Nacional dos Médicos, apesar de haver locais do País com percentagens de adesão superiores. Read more

Show Buttons
Hide Buttons