• Sáb. Dez 10th, 2022

Pfizer e BioNTech fornecem 200 milhões de doses adicionais à UE

Vacina-Pfizer-09-11-2020
Share This !

Vacinas: “o número total de doses a serem entregues aos estados membros da UE até o final de 2021 é agora de 500 milhões”. Informação foi revelada hoje em comunicado.

A Pfizer e BioNTech chegaram, esta quarta-feira, a um acordo com a União Europeia para fornecer 200 milhões de doses adicionais da vacina contra a Covid-19, foi revelado em comunicado. A Comissão Europeia tem a opção de pedir ainda mais 100 milhões.

Este novo contrato entre a farmacêutica e Bruxelas junta-se assim aos 300 milhões de doses da vacina que anteriormente tinham sido acordadas entre as partes. Espera-se que os 200 milhões de doses agora definidos sejam entregues ainda este ano.

Assim, o “número total de doses a serem entregues aos estados membros da UE até o final de 2021 é agora de 500 milhões, com potencial para aumentar para 600 milhões com base na opção concedida no novo acordo”, explica-se ainda na mesma nota.

De recordar que, ontem, a farmacêutica Moderna anunciou que haverá um atraso nas entregas da sua vacina durante este mês. O anúncio foi feito por uma porta-voz da Comissão Europeia, durante a sua conferência de imprensa diária, garantindo que “os atrasos serão compensados ​​em março”, refere a Reuters.

A União Europeia fez um acordo com a Moderna para o fornecimento de 160 milhões de doses e já estará em negociações para a aquisição de mais 150 milhões de doses.

DGS passa a apresentar relatório semanal de vacinação contra a Covid-19

A Direção-Geral de Saúde (DGS) passou a apresentar, a partir de ontem, 16 de fevereiro, um relatório semanal da vacinação contra a Covid-19. Os dados do primeiro relatório referem-se às vacinas administradas desde 27 de dezembro até ao último domingo, dia 14. Até a esse dia, 332.762 (3%) tinham recebido a primeira dose da vacina e 199.511 já se encontravam com a vacinação completa (2%).

O Norte é a região com mais pessoas vacinadas (171.789), tendo 3% da população residente recebido a primeira dose e 2% a vacinação completa. No entanto, o Alentejo é a região com maior percentagem de população já imunizada (6% têm a primeira dose e 4% já concluiu o plano vacinal).

A DGS apresenta também dados referentes à vacinação por grupo etário. De acordo com a informação disponibilizada, a faixa etária com mais pessoas vacinadas é a dos 24 aos 49 (131.874 com a primeira dose e 84.231 com vacinação concluída).

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Estudo indica que obesidade abdominal provoca disfunção eréctil
obesidade-gordura

Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), mostra que o índice de gordura acumulada na zona abdominal “pode servir de indicador de disfunção eréctil”, recente Read more

Café pode reduzir até 25% o risco de diabetes
Café

Um consumo regular de café contribui para estimular o metabolismo e equilibrar os níveis de glucose, o que diminui até 25 por cento o risco de desenvolvimento de diabetes tipo Read more

PS quer explicações do ministro da Saúde sobre emergência médica
INEM

O PS anunciou que formalizará, na Assembleia da República, a entrega de um requerimento para que o ministro da Saúde seja ouvido no parlamento sobre urgência e emergência médica, considerando Read more

Weedmaps é o Google Maps da marijuana e já chegou à Europa
weedmaps

Em meia hora de caminhada pelo paredão de Venice Beach encontra-se pelo menos meia dúzia de lojas que vendem marijuana e ensinam a consumir. Nestes Green Doctors é possível encontrar Read more

Esperança média de vida dos portugueses volta a aumentar
esperanca-de-vida

A esperança de vida à nascença fixou-se nos 80 anos. Já a população com 65 anos viveu ainda mais 18,97 anos, divulgou o Instituto Nacional de Estatística, segundo os números Read more

Os médicos aderiram à greve greve em todo o país
greve dos médicos

Cerca de metade dos médicos terão aderido à greve em todo o país, calcula a Federação Nacional dos Médicos, apesar de haver locais do País com percentagens de adesão superiores. Read more