• Ter. Nov 30th, 2021

Pfizer e Moderna são ambas eficazes, mas uma é mais, revelam estudos

vacinas-covid

A vacina da Moderna aparenta espoletar maior proteção do que a da Pfizer nos meses que se seguem à imunização.

Um levantamento feito pelo New York Times aos estudos publicados nas últimas semanas sobre a eficácia das vacinas contra o coronavírus da Pfizer-BioNTech e da Moderna mostra que, embora ambas sejam eficazes, uma é melhor do que a outra.

A vacina da Moderna aparenta espoletar maior proteção do que a da Pfizer nos meses que se seguem à imunização, revela o mesmo jornal.

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) norte-americano indicou, que a eficácia da vacina da Pfizer cai de 91% para 77% quatro meses depois da segunda dose. A vacina da Moderna, porém, não mostra qualquer declínio no mesmo espaço de tempo.

Os cientistas concordam que a disparidade é pequena, mas existe.

“O nosso entendimento geral é que as vacinas mRNA estão a funcionar de forma similar, mas depois começa a ver-se uma separação. Não é uma diferença enorme, mas é, pelo menos, consistente”, indicou Natalie Dean, especialista em bioestatística da Universidade de Emory, em Atlanta.

A publicação alerta que, se a diferença na eficácia continuar a aumentar, poderá impactar a discussão sobre as doses de reforço, uma vez que o país está a avaliar, esta semana, a possibilidade de administrar uma dose de reforço da Pfizer a grupos de alto risco.

Nos Estados Unidos, sublinhe-se, já foram administradas cerca de 221 milhões de doses da vacina da Pfizer e cerca de 150 milhões de doses da vacina da Moderna. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Covid-19: Vacinas para crianças dos 5 aos 11 anos chegam a partir de 20 de dezembro
Vacinas-criancas

As vacinas contra a covid-19 para crianças entre cinco e 11 anos, caso a inoculação venha a ter o aval da comissão técnica de vacinação, chegam a Portugal a partir Read more

Comissão consultiva nos EUA desaconselha 3.ª vacina da Pfizer a maiores de 16 anos
Pfizer-vacina

Uma comissão consultiva da agência reguladora dos EUA para os medicamentos e a alimentação (FDA, na sigla em Inglês) pronunciou-se contra a aplicação de uma terceira dose da vacina Pfizer Read more

Vacina: Estados Unidos autorizam vacina da Pfizer a partir dos 12 anos
Pfizer-vacina

O regulador norte-americano do medicamento (FDA) alargou o uso emergencial da vacina da Pfizer para jovens entre os 12 e os 15 anos de idade. A vacina contra a Covid-19 Read more

Vacina AstraZeneca é 100% eficaz nos casos graves e 79% nos sintomáticos
vaccin-AstraZeneca

AstraZeneca: os resultados de um estudo realizado nos Estados Unidos da América, a vacina desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford é 79% eficaz. De acordo com os resultados Read more

Show Buttons
Hide Buttons