• Ter. Out 27th, 2020

Professora portuguesa acredita que está muito perto de poder atrasar o envelhecimento

A Especialista Maria do Carmo Fonseca acredita que em poucos anos será possível reverter o processo de envelhecimento de células em seres humanos e, em breve, se poderá “viver mais e com melhor qualidade“.

A longevidade é o tema central de um ciclo de conferências promovido pela Culturgest, em Lisboa, no qual a presidente do Instituto de Medicina Molecular (IMM) vai participar.

A especialista explicou que a amortalidade, conceito que descreve a possibilidade de se viver mais anos sem envelhecer, é uma realidade mais próxima do que se julga.

“O processo de envelhecimento não é irreversível e o conceito de amortalidade refere-se à possibilidade que a ciência nos oferece de que o envelhecimento das células possa ser revertido à medida que acontece”, explicou Maria do Carmo Fonseca, adiantando que isso já acontece e o desafio está já na fase seguinte.

“O que pretendemos é transformar esta reversão, feita em laboratório, segura em pessoas, pois os resultados já conseguidos em animais são muito promissores”, revelou a professora catedrática na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, simplificando o que está em causa: “As pessoas vivem mais tempo sentindo-se jovens.
Isto é, vivem mais anos com qualidade, livres de doença, fisicamente ativas e saudáveis.”

Distinguida com o prémio Pessoa em 2010, a especialista clarifica que este processo pode e vai atrasar o aparecimento das doenças que são responsáveis pela maior fatia da mortalidade populacional, nomeadamente doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e patologias oncológicas. (Ag.Lusa)

Facebook Comments
Fonte da juventude, Cientistas testam drogas para retardar o envelhecimento

O que uma pílula anti-envelhecimento poderia fazer por nós? Infelizmente, é muito cedo para considerar a possibilidade de viver como Dorian Gray. Mas há um alvo mais realista que os Read more

CoronaVirus: Bastonário dos médicos diz que Portugal está perante “um furacão”

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, afirmou que "Portugal está perante um furacão" e que será “extraordinariamente difícil” lutar contra ele “apenas com o Serviço Nacional de Saúde”, referindo-se Read more

CoronaVírus: Comissão Europeia assegura 225 milhões de doses de potencial “Vacina alemã”

A Comissão Europeia anunciou um acordo prévio de aquisição com a farmacêutica alemã CureVac para assegurar 225 milhões de doses de uma potencial vacina para a Covid-19, que serão distribuídas Read more

Investigadores internacionais descobrem proteína associada ao envelhecimento vascular

Uma equipa internacional de investigadores, coordenada por um cientista da Universidade de Coimbra (UC), descobriu uma enzima (proteína) envolvida em doenças relacionadas com o envelhecimento vascular, foi anunciado. Os resultados Read more

Show Buttons
Hide Buttons