• Seg. Jan 24th, 2022

PS quer explicações do ministro da Saúde sobre emergência médica

ByTeam

Abr 9, 2014
INEM

O PS anunciou que formalizará, na Assembleia da República, a entrega de um requerimento para que o ministro da Saúde seja ouvido no parlamento sobre urgência e emergência médica, considerando “intoleráveis” recentes casos de mortalidade.

Esta posição foi transmitida aos jornalistas pelo vice-presidente da bancada socialista José Junqueiro, numa declaração política em que fez duras críticas à atuação do ministro Paulo Macedo.

De acordo com o dirigente da bancada socialista, as consequências da política de “cortes” do Ministério da Saúde “são a falta de assistência direta e imediata aos cidadãos e um conjunto de problemas que transporta de forma acrescida para todo o sistema hospitalar”.

“Esta situação é inaceitável, porque o ministro da Saúde não tem que remediar mas prevenir a situação, e não pode fugir às suas responsabilidades. Não podemos todos os dias assistir a mortes de pessoas que resultaram de uma incapacidade dos serviços”, declarou José Junqueiro.



Neste contexto, José Junqueiro salvaguardou o trabalho desempenhado pelos profissionais de saúde, considerando que “fazem o seu melhor”, particularmente os que exercem funções na urgência e na emergência médica, já que são confrontados com casos de “falta de meios”.

Meetic

O dirigente socialista associou depois as medidas do Governo de redução da despesa no setor da saúde – o PS diz que representaram o dobro do que estava previsto no memorando da ‘troika’ – a recentes casos mortais divulgados pela comunicação social.

“É intolerável que este ano, em Portugal, se tenham registado várias mortes por incapacidade do sistema, por ausência de reformas e por causa de cortes cegos e avulsos que incapacitam e dificultam o trabalho de todos os profissionais de saúde”, acusou o vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS.

José Junqueiro adiantou que, pelo requerimento apresentado pelo PS, o ministro Paulo Macedo deverá prestar esclarecimentos na Comissão Parlamentar de Saúde. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Saúde : sintomas de longa duração são raros nas Crianças, diz The Lancet
criancas-covid-19

Covid-19: a maioria das crianças que contrai covid recupera em menos de uma semana e apenas algumas ainda têm alguns dos sintomas mais comuns após um mês, segundo um estudo Read more

Saúde: Coronavírus pode provocar danos no pénis e disfunção erétil
coronavirus-disfuncao-eretil

Um estudo realizado pela Universidade de Miami detetou vestígios do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, no tecido do pénis de doentes que padeceram da patologia. E, futuramente, experienciaram problemas Read more

Comité de peritos da OMS discute sobre vacina da AstraZeneca
vaccin-AstraZeneca

Tedros Adhanom Ghebreyesu da OMS, referiu que, apesar de não haver uma ligação entre a vacina e os casos reportados, "constitui boa prática investigá-los". EMA já defendeu a segurança da Read more

Comissão Europeia: Há que trabalhar rápido se queremos um certificado de vacinação até ao verão
Von_der_Leyen

Covid-19: "Von der Leyen diz que os Estados-Membros da União Europeia vão ter de trabalhar rapidamente para afinar os seus sistemas de saúde e fronteiras se quiserem ter um certificado Read more

Show Buttons
Hide Buttons