• Sex. Jan 27th, 2023

Sabia que Dormir em quartos separados pode ser benéfico para casais

Dormir-em-quartos-separados
Share This !

No geral, os casais que vivem juntos dormem no mesmo quarto, e na mesma cama, mas é possível que existam benefícios, para a relação, em ter quartos separados. Quem o diz é Hana Patel, especialista em sono e saúde mental, ao The Independent.

Aliás, ao jornal, explicam que a prática de dormir em quartos separados é muito comum entre a realeza. Por exemplo, a falecida rainha Elizabeth II e o duque de Edimburgo não partilhavam o mesmo quarto, no entanto, tinham quartos que se interligavam.

Hana Patel disse ao The Independent que, “embora dormir em quartos separados não seja para todos, alguns casais podem achar que isso melhora os seus relacionamentos”. Porquê? Assim conseguem gerir diferentes padrões ou distúrbios do sono que incomodam o outro.

É que distúrbios do sono, como ressonar muito alto, apneia do sono ou pesadelos, podem afetar a qualidade do sono da outra pessoa, mantendo-a acordada. Além disto, adaptar-se a ter filhos recém-nascidos, também afeta os hábitos de sono.

Por isso, nestas situações pode valer a pena tentar dormir em quartos separados, assim cada um consegue criar os seus hábitos de sono.

“O sono é tão importante para nós, e não dormir o suficiente pode levar a problemas de saúde mental e física. Para alguns casais, dormir separados pode ser a melhor coisa para o relacionamento”, diz a especialista.

O jornal cita ainda estudos onde se revelou que cada vez mais casais escolhem dormir em quartos separados. No entanto, a especialista reconhece que algumas pessoas podem hesitar em tentar dormir separadas, com medo de perder a intimidade.

Se for esse o seu medo, a especialista recomenda que “conversem um com o outro para encontrar outros momentos e maneiras de garantir que mantêm o contacto um com o outro”.

“Talvez tomem uma chávena de chá juntos antes de irem para os seus quartos separados para dormir, ou certifique-se que passam um pouco de tempo juntos logo pela manhã. Trata-se de aproveitar esses momentos para garantir que ainda têm tempo de qualidade juntos”, conclui.

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Estudo indica que obesidade abdominal provoca disfunção eréctil
obesidade-gordura

Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), mostra que o índice de gordura acumulada na zona abdominal “pode servir de indicador de disfunção eréctil”, recente Read more

Café pode reduzir até 25% o risco de diabetes
Café

Um consumo regular de café contribui para estimular o metabolismo e equilibrar os níveis de glucose, o que diminui até 25 por cento o risco de desenvolvimento de diabetes tipo Read more

PS quer explicações do ministro da Saúde sobre emergência médica
INEM

O PS anunciou que formalizará, na Assembleia da República, a entrega de um requerimento para que o ministro da Saúde seja ouvido no parlamento sobre urgência e emergência médica, considerando Read more

Weedmaps é o Google Maps da marijuana e já chegou à Europa
weedmaps

Em meia hora de caminhada pelo paredão de Venice Beach encontra-se pelo menos meia dúzia de lojas que vendem marijuana e ensinam a consumir. Nestes Green Doctors é possível encontrar Read more

Esperança média de vida dos portugueses volta a aumentar
esperanca-de-vida

A esperança de vida à nascença fixou-se nos 80 anos. Já a população com 65 anos viveu ainda mais 18,97 anos, divulgou o Instituto Nacional de Estatística, segundo os números Read more

Os médicos aderiram à greve greve em todo o país
greve dos médicos

Cerca de metade dos médicos terão aderido à greve em todo o país, calcula a Federação Nacional dos Médicos, apesar de haver locais do País com percentagens de adesão superiores. Read more