• Sex. Set 24th, 2021

Saúde: Coronavírus pode provocar danos no pénis e disfunção erétil

coronavirus-disfuncao-eretil

Um estudo realizado pela Universidade de Miami detetou vestígios do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, no tecido do pénis de doentes que padeceram da patologia. E, futuramente, experienciaram problemas em manter uma ereção.

Uma nova pesquisa realizada por investigadores da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, divulgado no World Journal of Men’s Health, revela que partículas do novo coronavírus podem permanecer no tecido do peniano mesmo após a recuperação do doente, contribuindo assim para o possível desenvolvimento de disfunção erétil, reporta um artigo publicado na revista Galileu.

De acordo com o professor Ranjith Ramasamy, o principal autor da pesquisa: “a Covid-19 pode causar disfunção endotelial em outros órgãos além dos pulmões e dos rins”.

A condição faz com que as células que revestem o interior de vasos sanguíneos se tornem incapazes de levar a cabo as suas funções regularmente, afetando consequentemente os tecidos alimentados por estes.

Meetic

“No nosso estudo piloto, descobrimos que homens que anteriormente não se queixavam de disfunção erétil desenvolveram problemas de ereção severos depois de contraírem Covid-19”, explicou Ramasamy.

Para efeitos daquela pesquisa, os médicos examinaram o tecido peniano de dois homens que haviam sofrido de Covid-19 e de dois que não haviam sido infetados pelo novo coronavírus. Sendo que os quatro foram submetidos à mesma cirurgia de implante de prótese destinada ao tratamento de casos severos de disfunção erétil.

Segundo os investigadores, explica a Galileu, os tecidos dos dois pacientes que padeceram de Covid-19 possuíam traços da proteína spike do SARS-CoV-2 e evidências de disfunção endotelial, contrariamente aos outros dois homens.

“Tal sugere que as pessoas infetadas pelo coronavírus precisam de estar cientes de que a disfunção erétil pode ser um efeito adverso e devem ir ao médico se desenvolverem sintomas relativos a problemas de ereção”, concluiu Ramasamy. (Noticiasaominuto & CL)

Facebook Comments
Saúde : sintomas de longa duração são raros nas Crianças, diz The Lancet
criancas-covid-19

Covid-19: a maioria das crianças que contrai covid recupera em menos de uma semana e apenas algumas ainda têm alguns dos sintomas mais comuns após um mês, segundo um estudo Read more

Comité de peritos da OMS discute sobre vacina da AstraZeneca
vaccin-AstraZeneca

Tedros Adhanom Ghebreyesu da OMS, referiu que, apesar de não haver uma ligação entre a vacina e os casos reportados, "constitui boa prática investigá-los". EMA já defendeu a segurança da Read more

Comissão Europeia: Há que trabalhar rápido se queremos um certificado de vacinação até ao verão
Von_der_Leyen

Covid-19: "Von der Leyen diz que os Estados-Membros da União Europeia vão ter de trabalhar rapidamente para afinar os seus sistemas de saúde e fronteiras se quiserem ter um certificado Read more

ONG acusa China de ocultar informação à OMS na recente missão a Wuhan
human_rights_watch

Covid-19: HRW acusa a China de ter ocultado informação à missão da OMS que se dirigiu a Wuhan. "A China claramente quer evitar ser acusada de ser o lugar onde Read more

Show Buttons
Hide Buttons