• Qui. Jul 7th, 2022

Saúde em Portugal: Centenas de médicos “viram-se obrigados” a deixar o SNS

medico

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) afirmou que centenas de clínicos “viram-se obrigados” a sair do Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos anos devido às condições de trabalho “muito difíceis”.

“Deixaram-se sair do SNS centenas de médicos, a quem, se lhes tivessem sido propostas condições adequadas, poderiam ter ficado a contribuir para este esforço [de combate à pandemia], como seria o desejo de muitos, mas que se viram obrigados a não ficar presos a condições de trabalho que são muito difíceis”, salientou Noel Carrilho.

Ouvido na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença covid-19 e do processo de recuperação económica e social, o dirigente da FNAM considerou ser “inaceitável que não tivesse sido feito um esforço para melhorar as condições de trabalho dos médicos no SNS”, de modo a atraí-los para uma carreira na função pública.

“Relembro que temos anualmente concursos para colocar especialistas no SNS: 30% dos médicos de família e 40% dos médicos de hospitalares ficaram de fora do concurso. São centenas de médicos que podiam agora estar a trabalhar no combate à pandemia e às patologias não covid”, alertou Noel Carrilho.

O presidente da FNAM disse aos deputados que o SNS já estava “bastante precário” antes da pandemia, com um “défice muito significativo” de meios técnicos e humanos.

“Não se pode dizer que é de agora que a falta de meios tenha chegado ao SNS. Se se tivesse apostado a tempo num verdadeiro investimento no SNS, talvez agora não estivéssemos numa situação tão aflitiva e diria mesmo catastrófica”, considerou Noel Carrilho.

O presidente da FNAM lamentou ainda que as instituições que representam os médicos não tenham sido ouvidas pelo governo, no âmbito dos diversos planos estabelecidos para responder a pandemia, ao nível da vacinação e do confinamento.

“Os profissionais que trabalham no terreno e que fazem da sua vida salvar a vida dos outros, não foram tidos nem achados, o que levou a erros crassos” na gestão da pandemia, referiu o responsável da FNAM. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Líder do CDS-PP considera que pandemia “está descontrolada”
cds-pp-francisco-rodrigues-santos

O CDS-PP considerou que a pandemia de covid-19 "está descontrolada" e exigiu ao Governo que tome "medidas urgentes", como a inclusão dos idosos com mais de 80 anos na primeira Read more

O líder do PSD alerta para “risco tremendo de corrupção” na gestão dos fundos europeus
psd-rui-rio

O partido PSD, defendeu a importância de uma "aplicação honesta dos fundos europeus", alertando que a gestão de "muito dinheiro em pouco tempo" implica um "risco tremendo em matéria de Read more

Lifestyle: cinco alimentos que deve comer todos os dias
cinco-alimentos-comer-todos-dias

De acordo com a nutrichef, em declarações ao jornal Metrópoles, ingerir uma alimentação saudável não tem de ser uma tarefa morosa ou de todo complexa. 'Não como saudável por falta Read more

Caminhar 20 minutos por dia pode ajudar a viver mais anos
Caminhar-20-minutos-por-dia

Investigadores italianos descobriram que uma caminhada de apenas 20 minutos por dia pode reduzir para metade o risco de problemas cardíacos em pessoas acima dos 70 anos, sobretudo os homens, Read more

Show Buttons
Hide Buttons