• Sex. Abr 23rd, 2021

Vacina covid: mais cinco países suspendem toma da “vacina AstraZeneca”

vacina-AstraZeneca

A Dinamarca é o país mais recente suspender a administração da vancina da AstraZeneca, depois de na Áustria uma enfermeira ter morrido após ter sido inoculada.

Este fim de semana, a Áustria anunciou a suspensão da administração de um lote da vacina da Astrazeneca, por precaução, na sequência da morte de uma enfermeira e de outra pessoa que ficou doente, na mesma altura, após tomar uma vacina de um mesmo lote.

A mulher, de 49 anos, morreu em resultado de problemas graves no âmbito da coagulação sanguínea; enquanto a outra utente, de 35 anos de idade, desenvolveu uma embolia pulmonar.

Depois disso, refere o Guardian, mais duas pessoas foram diagnosticadas com embolia pulmonar após a administração da vacina.

Agora, cinco outros países, nomeadamente, a Dinamarca, Estónia, Lituânia, Luxemburgo e Letónia suspenderam a sua utilização para dar tempo ao Comité de Avaliação dos Riscos em Farmacovigilância (PRAC) da EMA para conduzir uma investigação.

Online Website Builder

A Agência Europeia do Medicamento refere que uma avaliação preliminar mostrou que o lote de vacinas utilizadas na Áustria não era suscetível de ser culpado pela morte da enfermeira. Afirma também não existirem, atualmente, provas de que a vacina tenha causado as condições apresentadas nas restantes doentes, dado que a trombose não está listada como um potencial efeito secundário da vacina.

A vacina em causa pertencia a um lote rotulado ABV5300, que incluía um milhão de doses e foi entregue em 17 países da UE. (Ag.Lusa)

Facebook Comments
Vacina AstraZeneca é 100% eficaz nos casos graves e 79% nos sintomáticos
vaccin-AstraZeneca

AstraZeneca: os resultados de um estudo realizado nos Estados Unidos da América, a vacina desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford é 79% eficaz. De acordo com os resultados Read more

O maior produtor mundial de vacinas pede paciência a países que aguardam entregas
AstraZeneca

Covid-19: responsável pela produção de centenas de milhões de doses da vacina anglo-sueca AstraZeneca, a empresa indiana pediu "paciência" devido à prioridade dada à campanha de vacinação da Índia. O Read more

Covid-19: AstraZeneca anuncia “fórmula vencedora da vacina com proteção de 100%”
AstraZeneca

O grupo farmacêutico AstraZeneca (britânico) anunciou, que encontrou "a fórmula vencedora" da vacina contra a Covid-19, em parceria com a Universidade de Oxford, após terem sido realizadas novas investigações. A Read more

Brasil destina 3,2 mil milhões de euros na compra de vacinas contra Covid-19
Brasil-vacinas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro assinou uma medida que destina 3,2 mil milhões de euros para compra de vacinas. A quantia já pode ser utilizada pelo ministério da Saúde Read more

Show Buttons
Hide Buttons