• Qui. Jul 29th, 2021

A Internet do espaço para todos na Terra, é para breve

satellite-internet

Halo-Fi: Os anos do WiFi estão agora contados?

A Halo-Fi Company planeja fazer uma revolução com Internet de alta velocidade via satélite para todos os habitantes do planeta!
Os avanços tecnológicos são enormes, a ponto de sonhar com Internet de alta velocidade em qualquer lugar do mundo.

Distribuído de forma desigual em todos os países do mundo, o WiFi tornou-se um ‘padrão’.
Este protocolo de comunicação floresceu, com um alcance que geralmente atinge várias dezenas de metros. Bastante suficiente para satisfazer o usuário médio da Internet, trabalhando em casa ou procurando uma rede no café do bairro …

Além das dúvidas quanto à sua inocuidade para a saúde humana, o real impacto das radiofrequências ainda é assunto de acalorados debates, o WiFi não é, no entanto, uma panaceia.

A sua utilidade e eficácia são, afinal, relativas, e o fato é que hoje 4 bilhões de pessoas que ainda não têm acesso à internet de alta velocidade.

Muito resta a fazer, portanto, mas enquanto esperamos pela “cobertura universal”, mesmo que não tenhamos conhecimento disso, já podemos começar a vislumbrar o acesso à internet de alta velocidade enquanto navegamos no mar. Ou que estamos ficando em uma área remota, várias centenas de quilômetros da cidade mais próxima.

Este projeto deixa qualquer um sonhando, mas hoje não há nada de utópico nisso. Num futuro mais próximo do que você imagina, uma Internet ultra-inteligente, capaz de conectar os primeiros socorros após um desastre natural (inundações, terremotos, etc.), trabalhadores humanitários instalados em ilhas quase isoladas do mundo ou trabalhadores em alto mar poderia até surgir!

Esta “Internet de nova geração”, baseada na tecnologia Halo-Fi, empresa cotada em bolsa, mas ainda pouco conhecida dos investidores, tornou-se o centro da sua atividade.

Com um propósito tão simples de declarar quanto estrondoso: uma conexão ultrarrápida (muito mais que fibra), sem interrupção e eventualmente implantada nos quatro cantos do planeta.

Por que milagre? Tecnologia de satélite, daí o apelido de ‘Internet do Céu’, que surgiu e também está prestes a se espalhar nos anos e até nos meses que virão.

Concretamente, esta empresa, com uma frota de satélites sofisticados, pretende utilizar uma constelação de ‘micro-routers’ de alta tecnologia colocados em órbita terrestre baixa (OTB), micro-routers capazes de fornecer acesso à Internet de alta velocidade e ininterrupto direto de espaço.

Espaço para preencher vazios digitais … Portanto, não é tão longe da ficção científica para a realidade!

Mas não é tudo: com o Halo-Fi, a era actual, que consiste em subscrever um fornecedor de acesso para se poder ligar a uma “caixa” que ofereça acesso à Internet, está simplesmente… fadada a desaparecer!

A tecnologia já está operacional e, dada a importância das questões tecnológicas e financeiras, alguns dos pesos-pesados ​​de Wall Street começaram a se interessar por ela.

De facto, para esses grandes atores da atual revolução tecnológica, que combina a ascensão da nuvem, o desenvolvimento do e-commerce, o advento da Internet das Coisas e a generalização da inteligência artificial, não há dúvida de não perder o que está chegando…

O mesmo vale para Elon Musk, cuja startup espacial de Internet Starlink já lançou cerca de 800 satélites e está em busca de seus serviços.

Qual é o objetivo de Elon Musk ? Aceder ao valioso financiamento de infraestrutura da Federal Communication Commission para levar Internet de alta velocidade para a América rural.

Portanto, a revolução que se aproxima irá fazer muitas pessoas felizes, incluindo o investidor privado. Esta última tem todo o interesse em se posicionar sem demora nesta empresa que ainda não explodiu na bolsa.

Novamente, provavelmente é apenas uma questão de tempo.

Facebook Comments
A Europa pode ser uma referência moral na ética digital
smartphone-cybersecurity

"Os smartphones são 'cavalos de Tróia' que capturam a nossa privacidade sem darmos por isso", declarou o especialista em ética e inteligência artificial Pedro Saleiro, no âmbito das Conferências de Read more

Empresas tecnológicas pagam o dobro do salário médio
Empresas tecnológicas

As indústrias tecnológicas pagavam, em 2012, remunerações duas vezes mais elevadas do que a média das empresas portuguesas, ou seja, mais 463 euros, e empregavam 167 mil pessoas, o equivalente Read more

Investigadores do Porto criam tecnologia Espacial
tecnologia espacial

Dois investigadores do Porto concluíram o primeiro protótipo laboratorial de uma variante de radar com radiação laser para aquisição de imagens 3D (LIDAR) que poderá integrar missões da Agência Espacial Read more

Uma semana depois de ser vacinado, um Enfermeiro testa positivo à Covid-19
enfermeiro-30-12-2020

A Vacina Pfizer/Biontech foi administrada ao profissional norte-americano no passado dia 18 de dezembro. Um enfermeiro da Califórnia (EUA), de 45 anos, diz ter testado positivo à Covid-19, uma semana Read more

Show Buttons
Hide Buttons