• Sex. Dez 2nd, 2022

A Terra só duraria quatro anos sem as “abelhas”

abelhas-ecossistema
Share This !

Na próxima vez que ouvir um ‘bzzz’, pense duas vezes antes de matar uma abelha.

A abelha é essencial para o nosso ecossistema.

Embora quase metade dos portugueses (47%) desconheça este facto, o planeta Terra não sobreviveria mais de quatro anos sem a abelha, revela a TaskRabbit em comunicado, a propósito do Dia Mundial da Abelha, que se assinala esta sexta-feira, 20 de maio.

A verdade é que “muita da nossa comida depende significativamente da polinização natural de insetos, como é o caso das abelhas”.

Sem esta ação, cerca de um terço das colheitas teriam de ser polinizadas de outra forma, ou sofreriam uma queda drástica na sua produção.

De igual forma, muitas plantas selvagens (entre 60-90%) carecem de polinização animal para se reproduzirem. Por isso, outros ecossistemas e habitats selvagens também acabam por, direta ou indiretamente, depender de insetos polinizadores.

A presença de uma colónia de abelhas também funciona como um indicador da saúde de um ecossistema: quanto maior o número destes insetos e o tempo que perdurarem num local, maior a sua saúde.

As abelhas são insetos bastante sensíveis e com pouca tolerância a alterações climáticas.

Assim, é vital que o ser humano aprenda a conviver com elas e, mais importante, a contribuir ativamente para a sua sobrevivência e reprodução. A pensar nisso, a TaskRabbit reuniu dicas que irão ajudá-lo a ser mais ‘bee-friendly’.

Construa um abrigo para abelhas

Como a grande maioria dos invertebrados, as abelhas precisam de um sítio para criar ninho e hibernar. Neste sentido, é possível criar um abrigo de raiz ou comprar um hotel para abelhas. Depois, basta pendurá-lo num local com sombra e ver os pequenos insetos a voar durante a primavera e o verão.

Ajude uma abelha

Durante o verão é comum encontrar uma abelha solitária sem se mexer no chão e, embora possa parecer morta, as hipóteses de que esteja apenas exausta e a precisar de uma mão são grandes. Nestes casos, basta misturar duas colheres de sopa de açúcar branco – de preferência granulado – com uma colher de água, e colocar a mistura perto da abelha para que ela se possa servir.

Tenha uma fonte de néctar em casa

Ter alguma variedade de flores, especialmente se tiver um jardim ou canteiro, garante que as abelhas tenham acesso a uma fonte de néctar de março a outubro. Plantar durante o inverno pode ser uma boa solução para assegurar que na primavera terá plantas suculentas.

Segundo a TaskRabbit, 74% dos portugueses não sabem que algo tão simples como plantar prímulas, budleias ou Flor-de-mel, calêndulas (bem-me quer), manjericão, funcho, orégãos, alecrim, tomilho ou hortelã-pimenta, já representa um contributo para o ecossistema das abelhas.

Opte por mel sustentável

Afinal o mel é bom ou mau para as abelhas? Quando feita como deve ser, a apicultura pode ser benéfica para populações selvagens e ainda permitir aos seres humanos desfrutar do mel. Pesticidas são muitas vezes utilizados na agricultura para afastar pragas.

As abelhas podem apanhá-los ao realizarem a polinização e levá-los de volta para a colmeia, colocando em perigo a restante população, e podendo afetar a qualidade do mel. Por conseguinte, a compra de mel deve ser tão local quanto possível, de apicultores individuais que pratiquem sustentabilidade.

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Facebook revela detalhes sobre os dados que cedeu aos EUA USA
Facebook-news

(Atualização 25-03-2020) A rede social Facebook revelou que no último semestre de 2012 recebeu entre 9.000 e 10.000 pedidos de informação privada por parte das autoridades norte-americanas, incluindo da polícia Read more

Google envia para o espaço balões Internet
Google e os baloes internet

video - A Google revelou, este sábado, o seu plano secreto de enviar balões para o espaço, com o objetivo ambicioso de levar Internet aos dois terços da população mundial Read more

China tem o supercomputador mais rápido do mundo
supercomputador

Engenheiros militares chineses anunciaram, esta segunda-feira, terem conseguido desenvolver um supercomputador capaz de calcular 33.860 biliões de operações por segundo, voltando a China a ter o computador mais rápido do Read more

Equipa de cientistas criam primeiro modelo em 3D do cérebro humano
cerebro humano

video - Uma equipa de cientistas alemães e canadianos divulgou, o primeiro modelo em três dimensões (3D) do cérebro humano com uma resolução microscópica, 50 vezes mais detalhada do que Read more

Ciberataques aos telemóveis aumentaram 600 % em um ano
telemovéis

video - Os utilizadores de smartphones não estão imunes aos ataques dos piratas informáticos, que multiplicaram os seus ataques aos telemóveis, usando como arma desde a simples fraude comercial à Read more

Investigadores portugueses premiados por estudos sobre a dor

Duas equipas de investigadores das universidades do Minho e do Porto foram contempladas com o Prémio Grünenthal Dor 2012, recebendo cada qual o valor de 7.500 euros, anunciou esta segunda-feira Read more