• Sáb. Out 1st, 2022

As Viagens ao Espaço estão a criar mutações no ADN dos astronautas

mutacoes-ADN-astronautas

Foi um estudo que analisou o sangue antes e depois das missões nas Viagens ao Espaço.

Análises ao sangue recolhidas antes e depois de viagens ao espaço revelaram que os astronautas estão a sofrer mutações no ADN. O estudo foi publicado na Communications Biology em agosto e investigou 14 astronautas.

A investigação revela que estas mutações podem ser preocupantes, mas ainda é cedo para entender o real impacto das viagens espaciais.

Como também, Fatores (muito comuns) que aumentam o risco de coágulos no sangue : “Quando acontecem no interior do corpo os coágulos no sangue podem passar despercebidos e bloquear artérias e veias essenciais. Por isso, é importante conhecer os fatores de risco, para evitar problemas muito graves”.

Ainda assim, a pesquisa indicou que os astronautas devem ser submetidos a exames mais regulares para perceber possíveis alterações no ADN.

A pesquisa foi feita com base em sangue que foi recolhido há mais de 20 anos. Os astronautas em causa fizeram missões entre 1998 e 2001. Foram descobertas 34 mutações.

Apesar da descoberta, a pesquisa deixou ainda algumas questões por responder: será que a alteração foi no próprio voo, ou podem ter sido expostos a algo mais tarde?

Estudos anteriores, alguns já refutados, tentaram perceber a ligação destas viagens com cancro e até com a saúde dos ossos.

Ler também este artigo : O cérebro dos astronautas sofre alterações na sua estrutura após uma estada de longa duração no espaço.

(Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Facebook revela detalhes sobre os dados que cedeu aos EUA USA
Facebook-news

(Atualização 25-03-2020) A rede social Facebook revelou que no último semestre de 2012 recebeu entre 9.000 e 10.000 pedidos de informação privada por parte das autoridades norte-americanas, incluindo da polícia Read more

Google envia para o espaço balões Internet
Google e os baloes internet

video - A Google revelou, este sábado, o seu plano secreto de enviar balões para o espaço, com o objetivo ambicioso de levar Internet aos dois terços da população mundial Read more

China tem o supercomputador mais rápido do mundo
supercomputador

Engenheiros militares chineses anunciaram, esta segunda-feira, terem conseguido desenvolver um supercomputador capaz de calcular 33.860 biliões de operações por segundo, voltando a China a ter o computador mais rápido do Read more

Equipa de cientistas criam primeiro modelo em 3D do cérebro humano
cerebro humano

video - Uma equipa de cientistas alemães e canadianos divulgou, o primeiro modelo em três dimensões (3D) do cérebro humano com uma resolução microscópica, 50 vezes mais detalhada do que Read more

Show Buttons
Hide Buttons