• Qua. Nov 25th, 2020

Descoberta de três planetas potencialmente habitáveis

Cientistas descobrem três planetas “potencialmente habitáveis” foram descobertos na órbita de uma pequena estrela e oferecem pela primeira vez a possibilidade “de se encontrarem vestígios químicos de vida fora do nosso sistema solar”, segundo investigadores.

A descoberta é importante porque são “planetas de tamanho semelhante ao da Terra, potencialmente habitáveis e propícios a estudos atmosféricos pormenorizados com a tecnologia atual”, declarou à agência France-Presse Michael Gillon da Universidade de Liège, na Bélgica, astrofísico e principal autor de um estudo divulgado hoje na revista britânica Nature.

Os três planetas orbitam uma estrela a cerca de 39 anos-luz de distância e foram detetados através do telescópio TRAPPIST, instalado no Observatório La Silla, no Chile.

Emmanuel Jehin, outro dos autores do estudo, também da Universidade de Liège, considera que a descoberta representa uma “mudança de paradigma” na busca de vida noutros lugares do universo.

Tendo em conta o seu tamanho e proximidade à estrela de baixa intensidade, todos os planetas podem ter regiões com temperaturas adequadas à existência de água líquida e de vida, concluiu o estudo.

“Isto é a sorte grande” para este campo de investigação, disse Julien de Wit, do Massachusetts Institute of Technology e coautor do estudo, adiantando que deverá ser possível determinar se aqueles planetas abrigam vida durante esta geração. (Ag.Lusa)

Facebook Comments
Cientistas descobrem origem da “Grande Divisão” do Sistema Solar

Cientistas dos Estados Unidos e do Japão descobriram a origem da "Grande Divisão", uma cisão do sistema solar logo após a formação do Sol e que teve grandes efeitos na Read more

Missão para encontrar outros sistemas planetários fora do sistema solar

A missão Platão, destinada a encontrar e estudar planetas fora do sistema solar, entrou na fase industrial. A medida foi anunciada pela Agência Espacial Europeia (ESA) durante o Congresso Internacional Read more

Cientistas luso-israelitas testam com sucesso vacina contra cancro da pele

Cientistas luso-israelitas testaram com sucesso uma vacina contra o melanoma metastático, um cancro agressivo de pele que se dissemina por outros órgãos, tendo aumentando a sobrevivência de ratinhos em laboratório, Read more

Investigadores criaram algoritmo para valorizar opiniões minoritárias

Investigadores da Universidade de Princeton, Estados Unidos, criaram um algoritmo para encontrar a informação mais correta entre as opiniões manifestadas por um grande número de pessoas, informação que não faz Read more

Show Buttons
Hide Buttons