• Dom. Ago 14th, 2022

EUA juntam-se a 55 países para proteger Internet livre e gratuita

Internet-livre-gratuita

Os EUA juntaram-se a mais de 55 países numa iniciativa para garantir uma Internet segura e gratuita, perante a ameaça do aumento de regimes autoritários, como na Rússia, onde o acesso a informações digitais é restrito.

Apelidada de “declaração para o futuro da Internet”, esta iniciativa visa estender a “tremenda promessa” que esta rede oferece, disse a Casa Branca em comunicado, referindo-se à urgência de impedir o “aumento do autoritarismo digital” e de garantir o fortalecimento das democracias, numa economia global livre.

Uma fonte da Casa Branca lembrou que, desde a invasão da Ucrânia, em fevereiro, “a Rússia promoveu agressivamente a desinformação dentro e fora de fronteiras, censurou fontes de notícias da Internet, bloqueou ou desativou ‘sites’ legítimos e atacou fisicamente a infraestrutura da Internet na Ucrânia”.

Pelo menos 55 países aderiram já esta iniciativa, incluindo países como Austrália, Reino Unido, Canadá, França, Alemanha e Japão, além de outros como Argentina, Chipre, Quénia, Montenegro, Eslovénia e Ucrânia.

Embora não seja juridicamente vinculativa, a declaração estabelece “princípios fundamentais” e “compromete os governos a promover uma Internet aberta, livre, global, interoperável, confiável e segura para o mundo”, de acordo com a Casa Branca.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, já reagiu a esta decisão do Governo dos EUA, dizendo que “o futuro da Internet é também o futuro da democracia”.

“Hoje, pela primeira vez, países com ideias semelhantes, em todo o mundo, estão a estabelecer uma visão compartilhada para o futuro da Internet, para garantir que os valores que defendemos ‘offline’ também sejam protegidos ‘online'”, disse Von der Leyen. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Parlamento Europeu aprovou a Lei dos Serviços Digitais das “big tech”
regulamentacao-digital

Sara Rocha, jurista da CMS Portugal considera, em declarações à Lusa, que a regulamentação do digital "é uma boa oportunidade" para a União Europeia ficar "na frente" no controlo das Read more

A Terra só duraria quatro anos sem as “abelhas”
abelhas-ecossistema

Na próxima vez que ouvir um 'bzzz', pense duas vezes antes de matar uma abelha. A abelha é essencial para o nosso ecossistema. Embora quase metade dos portugueses (47%) desconheça Read more

O cérebro dos astronautas sofre alterações, diz estudo
astronautas-cérebro

O cérebro dos astronautas sofre alterações na sua estrutura após uma estada de longa duração no espaço, conclui um estudo divulgado. O estudo, divulgado na publicação da especialidade Frontiers in Read more

Covid: como se comporta a Ómicron nos vacinados ? Eis oito sintomas comuns
variante-omicron

Eis oito sintomas comuns. Como se comporta a Ómicron nos vacinados ? Embora a vacinação seja um escudo-protetor contra formas graves de coronavírus, a verdade é que não impede a Read more

Show Buttons
Hide Buttons