(Atualização 25-03-2020) O motor de busca Google está a preparar a sua entrada no sector do ensino com o lançamento de uma plataforma pela qual qualquer um poderá oferecer cursos sobre qualquer coisa e ainda escolher se cobrará por isso.
O Helpouts funciona integrado aos serviços de vídeo da companhia, Hangouts e YouTube, além de usar o calendário do Google, já que as aulas poderão ser programadas com antecedência. Caso o professor deseje cobrar pelas aulas, terá à disposição o Google Wallet para isso.
De acordo com o TechCrunch, o produto entrou em fase de testes no final de Junho, mas deve ser lançado somente daqui a um mês.
Haverá uma série de categorias de aprendizagem, como computação, educação, culinária, saúde, reparação, etc. E o Google já fechou várias parcerias com organizações que levarão aulas profissionais ao Helpouts. Todos têm como optar entre ofertas gratuitas ou pagas.
Outra funcionalidade do serviço é que poderá ser usado para ligar consumidores e lojistas ou fabricantes. Assim, se comprar um computador e precisar de ajuda com a configuração, o cliente terá um caminho de comunicação directa, em vídeo, para tirar dúvidas. (D.Digital)