• Qua. Jul 6th, 2022

Hainan Airlines realizou o primeiro voo com biocombustível de azeite

azeite

A companhia aérea Hainan Airlines completou este fim de semana o primeiro voo de passageiros do país utilizando como combustível azeite reciclado, algo que o setor da aviação nacional considerou como um “passo de gigante” para a indústria.

O voo regular, com um Boeing 737, com uma centena de passageiros a bordo, partiu sábado de Xangai, capital económica da China, e chegou a Pequim utilizando biocombustível elaborado pela refinaria chinesa Sinopec com azeite de cozinha recolhido em restaurantes e reciclado, revelou a imprensa chinesa.

O vice-presidente da Hainan Airlines, Pu Ming, foi o piloto do voo onde foi utilizado também combustível tradicional, numa proporção de 50%-50% para cada um dos motores.

A Hainan Airlines antecipou-se à Dragon Air, uma companhia de Hong Kong subsidiária da Cathay Pacific, que tinha anunciado para o mesmo dia um voo com idêntico combustível, mas que foi adiado por problemas com autorizações legais.

O biocombustível utilizado emite entre 50% e 80% menos dióxido de carbono que os voos com combustível tradicional, e com isto espera-se reduzir a contaminação que gera a navegação aérea, ainda que a sua utilização atual seja pontual devido ao elevado preço.

Os primeiros aviões de passageiros que utilizaram biocombustível foram os da companhia alemã Lufthansa, em 2011, ano em que a China começou a realizar ensaios com esta tecnologia. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Bruxelas aprova ajuda de 133 ME à SATA mas “abre investigação” sobre outros apoios
sata-acores

A Comissão Europeia deu 'luz verde' a um auxílio estatal português de 133 milhões de euros à transportadora aérea açoriana SATA e abriu uma investigação para avaliar o cumprimento das Read more

Covid: como se comporta a Ómicron nos vacinados ? Eis oito sintomas comuns
variante-omicron

Eis oito sintomas comuns. Como se comporta a Ómicron nos vacinados ? Embora a vacinação seja um escudo-protetor contra formas graves de coronavírus, a verdade é que não impede a Read more

Astrónomos detetaram corpo celeste nunca antes observado
Astronomos-corpo-celeste

Astrónomos detetaram um corpo celeste a emitir grandes quantidades de energia que aparece e desaparece do campo de observação num ciclo de algumas horas, algo que dizem nunca ter sido Read more

Deltacron : o que se sabe sobre a nova (possível) variante do SARS-CoV-2
Deltacron

Depois da AY.4.2, as autoridades de saúde do Chipre afirmam ter descoberto uma nova variante que junta a Delta e a Ómicron. As autoridades de saúde do Chipre alegam ter Read more

Show Buttons
Hide Buttons