• Ter. Ago 16th, 2022

Internet : fusão na Europa poderá criar gigante de serviços de Internet por Satélite

Internet-por-satelite

A Eutelsat (francesa) anunciou que está a negociar com a britânica OneWeb uma fusão que, caso se concretize, dará lugar a um gigante nos serviços de Internet de elevada capacidade via satélite.

A entidade resultante corresponderia ao primeiro operador de satélites em diferentes órbitas (geoestacionárias e baixa altitude), o que a colocaria num lugar privilegiado para o crescente mercado de conectividade por satélite, que ascenderá os 16.000 milhões de dólares (cerca de 15.661 milhões de euros, à taxa de câmbio atual) em 2030, refere a Eutelsat em comunicado.

Se a operação se materializar, a nova empresa será rival de outros projetos atualmente em marcha, como os norte-americanos Kuiper, impulsionado por Jeff Bezos, e Starlink, de Elon Musk.

A Eutelsat, onde o Estado francês tem 20% do capital, opera uma rede de satélites para a distribuição de sinais de televisão e rádio em quase todo o mundo.

A OneWeb, da qual a Eutelsat é a segunda maior acionista com 23%, é uma das operadoras globais de redes de satélites de baixa altitude, com um serviço que estará completamente operacional em 2023, quando a sua rede de 648 satélites estiver no espaço, que se prevê ainda este ano.

A opção de Internet via satélite é considerada, neste momento, a melhor para trazer acesso de alta velocidade à rede em áreas rurais ou montanhosas onde as conexões de fibra ótica são excessivamente caras ou não é prático.

A operação que está a ser discutida entre ambas as empresas prevê que os acionistas de cada uma delas detenham 50% do capital da nova entidade.

A Eutelsat salienta que não está garantido que haja um acordo e que, se houver, a operação deve ser aprovada por distintas autoridades reguladoras e de concorrência.

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
A Internet do espaço para todos na Terra, é para breve
satellite-internet

Halo-Fi: Os anos do WiFi estão agora contados? A Halo-Fi Company planeja fazer uma revolução com Internet de alta velocidade via satélite para todos os habitantes do planeta! Os avanços Read more

A Terra só duraria quatro anos sem as “abelhas”
abelhas-ecossistema

Na próxima vez que ouvir um 'bzzz', pense duas vezes antes de matar uma abelha. A abelha é essencial para o nosso ecossistema. Embora quase metade dos portugueses (47%) desconheça Read more

EUA juntam-se a 55 países para proteger Internet livre e gratuita
Internet-livre-gratuita

Os EUA juntaram-se a mais de 55 países numa iniciativa para garantir uma Internet segura e gratuita, perante a ameaça do aumento de regimes autoritários, como na Rússia, onde o Read more

O cérebro dos astronautas sofre alterações, diz estudo
astronautas-cérebro

O cérebro dos astronautas sofre alterações na sua estrutura após uma estada de longa duração no espaço, conclui um estudo divulgado. O estudo, divulgado na publicação da especialidade Frontiers in Read more

Show Buttons
Hide Buttons