• Seg. Dez 11th, 2023

Investigadores portugueses premiados por estudos sobre a dor

ByTeam

Jul 8, 2013
Share This !

Duas equipas de investigadores das universidades do Minho e do Porto foram contempladas com o Prémio Grünenthal Dor 2012, recebendo cada qual o valor de 7.500 euros, anunciou esta segunda-feira a fundação promotora.

Segundo a Fundação Grünenthal, o Prémio de Investigação Clínica foi ganho por três investigadores da Universidade do Minho, com um trabalho sobre analgesia de resgate a pacientes que se sujeitaram a uma cirurgia de retirada do útero (histerectomia), nota a Lusa.

Patrícia Pinto, investigadora principal do estudo, sublinhou que esta investigação permitiu concluir que a decisão dos profissionais de saúde em administrar analgésicos de resgate 48 horas após a realização duma histerectomia é influenciada não só pela intensidade de dor pós-cirúrgica reportada pelas pacientes, mas também por outras variáveis clínicas, como o tipo de anestesia a que foram submetidas.

Pacientes com quadros prévios de dor crónica e com elevados níveis de medo pré-cirúrgico e de ansiedade pós-cirúrgica apresentam também uma maior probabilidade em receber analgésicos de resgate no período de 48 horas após a cirurgia.

A analgesia de resgate é aquela que é aplicada quando a original não se mostra suficiente.

Meetic

«No futuro, este estudo poderá contribuir para o desenvolvimento e implementação de programas de formação, dirigidos aos profissionais de saúde que lidam com doentes pós-cirúrgicos, direcionados para a sensibilização dos mesmos em relação à influência potencial que outros fatores, para além da intensidade da dor pós-cirúrgica, podem desempenhar nas suas decisões clínicas», enfatizou Patrício Pinto.

O Prémio de Investigação Básica foi atribuído a um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, com o trabalho «Hipoalgesia congénita provoca diminuição da ansiedade e melhoria da aprendizagem».

Esta investigação teve como objetivo avaliar as alterações de comportamento que se observam num modelo animal que possui um limiar elevado de perceção dolorosa, que o torna muito semelhante a algumas doenças humanas de insensibilidade dolorosa.

«Com esta investigação, descobrimos que uma experiência de vida com reduzidos níveis de dor pode ter efeitos comportamentais benéficos», explicou Clara Monteiro, investigadora principal do estudo.

Acrescentou que, no futuro, o estudo poderá contribuir para a melhor compreensão dos efeitos das patologias dolorosas sobre o equilíbrio funcional do cérebro. (tvi24)


Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Facebook revela detalhes sobre os dados que cedeu aos EUA USA

(Atualização 25-03-2020) A rede social Facebook revelou que no último semestre de 2012 recebeu entre 9.000 e 10.000 pedidos de informação privada por parte das autoridades norte-americanas, incluindo da polícia Read more

Google envia para o espaço balões Internet

video - A Google revelou, este sábado, o seu plano secreto de enviar balões para o espaço, com o objetivo ambicioso de levar Internet aos dois terços da população mundial Read more

China tem o supercomputador mais rápido do mundo

Engenheiros militares chineses anunciaram, esta segunda-feira, terem conseguido desenvolver um supercomputador capaz de calcular 33.860 biliões de operações por segundo, voltando a China a ter o computador mais rápido do Read more

Equipa de cientistas criam primeiro modelo em 3D do cérebro humano

video - Uma equipa de cientistas alemães e canadianos divulgou, o primeiro modelo em três dimensões (3D) do cérebro humano com uma resolução microscópica, 50 vezes mais detalhada do que Read more

Ciberataques aos telemóveis aumentaram 600 % em um ano

video - Os utilizadores de smartphones não estão imunes aos ataques dos piratas informáticos, que multiplicaram os seus ataques aos telemóveis, usando como arma desde a simples fraude comercial à Read more

Google está a preparar plataforma de ensino à distância

(Atualização 25-03-2020) O motor de busca Google está a preparar a sua entrada no sector do ensino com o lançamento de uma plataforma pela qual qualquer um poderá oferecer cursos Read more

Show Buttons
Hide Buttons