• Dom. Ago 14th, 2022

O cérebro dos astronautas sofre alterações, diz estudo

astronautas-cérebro

O cérebro dos astronautas sofre alterações na sua estrutura após uma estada de longa duração no espaço, conclui um estudo divulgado.

O estudo, divulgado na publicação da especialidade Frontiers in Neural Circuits, resulta de uma colaboração entre as agências espaciais europeia (ESA) e russa (Roscosmos) e analisou as imagens dos cérebros de 12 cosmonautas antes e depois da sua permanência no espaço, que em média durou cerca de seis meses.

Os resultados revelam alterações microestruturais significativas em vários segmentos da substância branca, como os relacionados com funções sensoriomotoras. A substância branca é o canal de comunicação do cérebro.

O cérebro humano pode mudar e adaptar-se na sua estrutura e função ao longo da vida.

À medida que a exploração humana do espaço vai ganhando “novos horizontes”, é “crucial compreender os efeitos de um voo espacial no cérebro”, justifica em comunicado a Frontiers, que edita a publicação de acesso aberto Frontiers in Neural Circuits.

Estudos anteriores concluíram que uma viagem espacial tem a potencialidade de alterar a forma e a função do cérebro. O novo estudo detetou mudanças na estrutura do cérebro.

“Encontrámos mudanças nas conexões neurais entre as várias áreas motoras do cérebro. As áreas motoras são centros cerebrais onde os comandos para os movimentos são iniciados. Na ausência de peso, um astronauta precisa de adaptar as suas estratégias de movimento drasticamente”, afirmou, citado no comunicado, o primeiro autor da investigação, Andrei Doroshin, da Universidade Drexel, nos Estados Unidos.

Os investigadores usaram uma técnica de imagem chamada tractografia de fibra, que permite estudar a forma e o estado dos diferentes segmentos da substância branca do cérebro.

Segundo os autores, novos estudos poderão vir a suportar medidas a adotar para minimizar os efeitos da microgravidade no cérebro dos astronautas.

Atualmente, os astronautas praticam pelo menos duas horas diárias de exercício físico na Estação Espacial Internacional para contrariar a perda de massa muscular e óssea. (Ag.Lusa)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Cientistas inventam sistema que permite escrever com o pensamento
cerebro

Nos Estados Unidos, esta tecnologia inédita poderá dar a pessoas paralisadas a capacidade de comunicarem por escrito sem terem que usar as mãos. Foi implantado um sensor no cérebro de Read more

Cérebro sabe analisar a diferença entre o mundo real e o virtual
cerebro

O cérebro responde da mesma forma num ambiente de mundo real e no de realidade virtual, apesar de perceber que está numa realidade distinta, informação divulgada num estudo realizado nos Read more

Equipa de cientistas criam primeiro modelo em 3D do cérebro humano
cerebro humano

video - Uma equipa de cientistas alemães e canadianos divulgou, o primeiro modelo em três dimensões (3D) do cérebro humano com uma resolução microscópica, 50 vezes mais detalhada do que Read more

Estudo brasileiro indica que Coronavírus pode afetar cérebro e causar alterações
TV-alerta-2015-coronavirus

Covid-19: Um estudo realizado por mais de 70 investigadores brasileiros indica que o novo coronavírus pode afetar o cérebro e provocar a morte de neurónios, mesmo em pessoas que tenham Read more

Show Buttons
Hide Buttons