O novo vírus do Facebook chegou a Portugal

O vírus terá sido detetado primeiro na Rússia, e espalha-se através de mensagens que parecem enviadas por amigos. Um vírus que se transmite através do Facebook, que foi denunciado inicialmente na Rússia, parece ter chegado também a Portugal.

O vírus espalha-se através de links que surgem em mensagens ou no mural do utilizador, e que, quando clicados, infetam o dispositivo do utilizador com malware.

Contactado pelo DN, o Facebook diz que já removeu “a extensão do Chrome” que causava o problema, que identificou com sendo o YouTurn, acrescentando “que removeu todos os links maliciosos”.

A assessoria da empresa salienta que a segurança dos utilizadores é fundamental para o Facebook e que, por isso mesmo, construíram ferramentas para ajudar a prevenir e remover spam.

O vírus envia uma mensagem com “OMG!” ou “Private Video”, que surge como se fosse enviada por um amigo, acompanhada de uma hiperligação. Se o utilizador clicar no endereço, o seu dispositivo fica infeta com malware (um tipo de software que pode causar danos ou roubo de informações nos dispositivos) e o vírus é espalhado para os seus amigos.

O vírus terá sido detetado primeiro na Rússia. Peritos informáticos citados pelo Russia Today recomendam que os utilizadores não cliquem em hiperligações como estas. Se clicarem, a recomendação é que se mude a palavra-passe do Facebook e se faça uma limpeza do dispositivo (computador, smartphone ou tablet) com software anti-vírus.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.