• Ter. Out 3rd, 2023

Igreja Catolica: Padre acusado de abuso sexual entrega-se. PGR deixa-o em liberdade

Share This !

Igreja Catolica  foi acusado à revelia de quatro crimes de abuso sexual de crianças e de um crime de atos sexuais com adolescente na diocese do Funchal.

Anastácio Alves, um padre madeirense que estava desaparecido desde 2018, dirigiu-se na quinta-feira à Procuradoria-Geral da República (PGR) de Lisboa para se entregar e “assumir as suas responsabilidades”, revelou o jornal Observador.

Na altura, o padre foi acusado, à revelia, de quatro crimes de abuso sexual de crianças e de um crime de atos sexuais com adolescente na diocese do Funchal.

“Estou cá, pode parecer banal mas é sincero, primeiro que tudo para colaborar com a Justiça, para assumir as minhas responsabilidades, e também para ajudar a auxiliar as vítimas”, disse, na única declaração permitida pelos advogados, ao Observador.

O jornal conta que Anastácio chegou à PGR de Lisboa acompanhado dos seus advogados, mas acabou por ser informado que teria de se entregar no tribunal responsável pelo seu caso, localizado na ilha da Madeira.

As burocracias deixaram o padre acusado de pedofilia em liberdade.

Agora a defesa pretende enviar um requerimento ao Ministério Público do Funchal para que Anastácio possa ser notificado da acusação em Lisboa.

De recordar que o Ministério Público (MP) da Madeira revelou, no início do ano, que acionou o mecanismo de “cooperação judiciária internacional em matéria penal, com vista de notificar” o ex-padre do Funchal.

A reação do MP surge depois de vários meios de comunicação terem noticiado que nada estava a ser feito para localizar Anastácio Alves, de 59 anos, colocado numa paróquia nos arredores de Paris, em 2018, da qual desapareceu.

Em setembro de 2018, quando o padre Anastácio Alves exercia funções em França, a Diocese do Funchal comunicou o seu afastamento da ação pastoral por suspeitas de abuso sexual de menores na região autónoma. O ex-sacerdote permanecia em parte incerta desde então.

A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica recebeu 512 testemunhos validados relativos a 4.815 vítimas desde que iniciou funções em janeiro de 2022, anunciou o seu coordenador, Pedro Strecht, ao apresentar o relatório na segunda-feira.

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
Religião e a guerra na Ucrânia. O que diz a Bíblia ?

Neste artigo vamos considerar algumas informações que estão relacionadas com líderes religiosos de destaque e a guerra na Ucrânia: - “O responsável pela Igreja Ortodoxa Russa, o Patriarca Cirilo, não Read more

O que é o Reino de Deus, o Reino do céu ?

A resposta da Bíblia : O Reino de Deus é um governo real criado por Deus Jeová (Jeová é o nome de Deus). Aqueles que amam Deus viverão para sempre Read more

O que é que a Bíblia Sagrada diz sobre a adoração de imagens ?

O CONCEITO DA BÍBLIA sobre as Imagens. O que é que a Bíblia Sagrada diz sobre a adoração de imagens ? De acordo com a agência de notícias Catholic News Read more

Lefèvre d’Étaples, queria que as pessoas simples conhecessem a Bíblia

ELE DEFENDEU A BÍBLIA COM CORAGEM Lefèvre sabia que a Igreja Católica tinha sido corrompida por ensinos humanos e filosofia. (Marcos 7:7; Colossenses 2:8) Ele denunciou a hipocrisia deles quando Read more

O que é que a Bíblia diz sobre “mudanças climáticas” e o futuro da Terra e da humanidade?

As Profecias Bíblicas : “Estamos a viver um desastre climático. A Terra já se está a tornar inabitável.” — The Guardian. A humanidade enfrenta uma crise provocada por si mesma. Read more

Será que a Terra vai ser destruída ?

As Profecias Bíblicas : Será que a Terra vai ser destruída? A resposta da Bíblia : Não, o planeta Terra nunca será destruído, queimado ou substituído. A Bíblia ensina que Read more