• Qui. Jan 26th, 2023

O que é que a Bíblia Sagrada diz sobre a adoração de imagens ?

adorar-imagens
Share This !

O CONCEITO DA BÍBLIA sobre as Imagens. O que é que a Bíblia Sagrada diz sobre a adoração de imagens ?

De acordo com a agência de notícias Catholic News Service, no dia 25 de março de 2022, numa cerimónia realizada na Basílica de S. Pedro, o Papa Francisco ficou de pé diante de uma imagem de Maria com “os olhos fechados e a cabeça inclinada, orando silenciosamente”.

Ele “suplicou a Maria” que trouxesse paz. Uma reportagem do portal de notícias Vatican News acrescentou que “o Papa realizou um Ato de Consagração da humanidade, especialmente da Rússia e da Ucrânia, ao Imaculado Coração de Maria”.

O que acha ? Será que é correto orar perante imagens e usá-las na adoração ?

Considere os seguintes versículos bíblicos :

“Não faças para ti nenhuma imagem esculpida, nem nenhuma representação de algo que há nos céus, em cima, ou na terra, em baixo, ou nas águas debaixo da terra. Não te curves diante delas nem as sirvas, pois eu, Jeová, teu Deus, sou um Deus que exige devoção exclusiva.” — Êxodo 20:4, 5.

“Os ídolos deles são prata e ouro, trabalho de mãos humanas. Têm boca, mas não podem falar; olhos, mas não podem ver. Têm orelhas, mas não podem ouvir; nariz, mas não podem cheirar. Têm mãos, mas não podem apalpar; pés, mas não podem andar. Não fazem nenhum som com a garganta. As pessoas que os fazem ficarão iguais a eles, assim como todos os que neles confiam.” — Salmo 115:4-8.

– “Eu sou Deus Jeová. Este é o meu nome; não compartilho a minha glória com ninguém, nem o meu louvor [com] imagens esculpidas.” — Isaías 42:8, nota.
– “Fujam da idolatria.” — 1 Coríntios 10:14.
– “Guardem-se dos ídolos.” — 1 João 5:21.

Milhões de pessoas sinceras veneram imagens como parte de sua adoração. Mas será que a Bíblia apoia essa prática? Será que venerar imagens agrada a Deus?

Os judeus fiéis dos tempos bíblicos veneravam imagens ?

“Não deves fazer para ti imagem esculpida, nem semelhança de algo que há nos céus em cima, ou do que há na terra embaixo, ou do que há nas águas abaixo da terra. Não te deves curvar diante delas, nem ser induzido a servi-las.” — Êxodo 20:4, 5.

A veneração de imagens foi proibida diversas vezes nas Escrituras Hebraicas, também conhecidas como Velho Testamento

O QUE ALGUMAS FONTES DIZEM
Conforme a New Catholic Encyclopedia (Nova Enciclopédia Católica), inúmeras imagens estavam associadas à adoração dos judeus “e essas representações eram honradas, reverenciadas e veneradas”. * Como exemplos, essa enciclopédia cita as muitas gravuras entalhadas de frutas, flores e animais que adornavam o templo de Jerusalém. — 1 Reis 6:18; 7:36.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER
Ao contrário do que afirma a New Catholic Encyclopedia, os judeus fiéis não veneravam as gravuras entalhadas nem os desenhos no templo. Aliás, a Bíblia não fala de nenhum israelita fiel que tenha usado imagens na adoração a Deus.

O QUE A BÍBLIA DIZ
Por meio do profeta Isaías, Deus disse: “Minha própria glória não darei a [outra pessoa], nem o meu louvor a imagens entalhadas.” — Isaías 42:8.

Os primeiros cristãos usavam imagens para adorar a Deus?
“Que acordo tem o templo de Deus com os ídolos? . . . Cessai de tocar em coisa impura.” — 2 Coríntios 6:16, 17.

“Os primeiros cristãos teriam encarado com aversão a mera ideia de colocar imagens nas igrejas e teriam considerado nada menos que idolatria curvar-se ou orar diante delas.” — History of the Christian Church (História da Igreja Cristã), de John Fletcher Hurst

O QUE ALGUMAS FONTES DIZEM
“Não há mais razão para duvidar que os primeiros cristãos usassem imagens na adoração”, diz a New Catholic Encyclopedia. “As catacumbas cristãs são verdadeiras galerias da arte dos primeiros cristãos. . . . Até mesmo personagens mitológicos adornam as câmaras sagradas de adoração e sepultamento.”

O QUE VOCÊ PRECISA SABER
As imagens mais antigas encontradas nessas catacumbas — passagens subterrâneas usadas como sepulturas — são do terceiro século, ou seja, uns 200 anos depois de Jesus ter morrido.

Portanto, a adoração dos que a New Catholic Encyclopedia chama de “primeiros cristãos” não se trata realmente da adoração dos primeiros cristãos — isto é, da adoração praticada pelos discípulos do primeiro século que é descrita nas Escrituras Gregas Cristãs, também conhecidas como Novo Testamento.

A presença dessas imagens nas catacumbas apenas indica que, no terceiro século, os cristãos nominais já tinham adotado o costume pagão de usar imagens, provavelmente para atrair adeptos.

O QUE A BÍBLIA DIZ
‘Fuja da idolatria.’ — 1 Coríntios 10:14.

E se as imagens forem usadas simplesmente para ajudar uma pessoa a adorar a Deus?
“Guardai-vos dos ídolos.” — 1 João 5:21.

A veneração de imagens é uma prática religiosa que não é apoiada pela Bíblia.

O QUE ALGUMAS FONTES DIZEM
A New Catholic Encyclopedia comenta: “Visto que a adoração prestada a uma imagem alcança a pessoa representada e nela termina, o mesmo tipo de adoração devida à pessoa pode ser prestada à imagem como representando a pessoa.”

O QUE VOCÊ PRECISA SABER
Quando Jesus ensinou seus discípulos a orar, ele não disse que deveriam usar imagens para isso. Na verdade, não há nada nas Escrituras Gregas Cristãs que sugira o uso de imagens para adorar ao Deus verdadeiro.

O QUE A BÍBLIA DIZ
“É a Deus Jeová, que tens de adorar e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado.” — Mateus 4:10.
(Fonte : Bíblia Sagrada, antigo e novo testamento)

Conecte-se ao Facebook para poder comentar
França: Senado francês aprova diploma para combater “islamismo radical”
senat-france

Em França, o Senado aprovou esta a primeira redação de um diploma que pretende “combater o islamismo radical” e cuja finalidade é incluir na Constituição francesa a preeminência das regras Read more

Bíblia: Arqueólogos israelitas encontram fragmentos de textos bíblicos
Jesus_Cristo

Dezenas de novos manuscritos do Mar Morto foram encontrados durante as investigações da Autoridade Israelita de Antiguidades na Judeia e datam do período entre o século III A.C. e o Read more

Religião e a guerra na Ucrânia. O que diz a Bíblia ?
Ucrania

Neste artigo vamos considerar algumas informações que estão relacionadas com líderes religiosos de destaque e a guerra na Ucrânia: - “O responsável pela Igreja Ortodoxa Russa, o Patriarca Cirilo, não Read more

O que é o Reino de Deus, o Reino do céu ?
Reino-de-Deus

A resposta da Bíblia : O Reino de Deus é um governo real criado por Deus Jeová (Jeová é o nome de Deus). Aqueles que amam Deus viverão para sempre Read more

Lefèvre d’Étaples, queria que as pessoas simples conhecessem a Bíblia
Lefèvre-d-Étaples

ELE DEFENDEU A BÍBLIA COM CORAGEM Lefèvre sabia que a Igreja Católica tinha sido corrompida por ensinos humanos e filosofia. (Marcos 7:7; Colossenses 2:8) Ele denunciou a hipocrisia deles quando Read more

O que é que a Bíblia diz sobre “mudanças climáticas” e o futuro da Terra e da humanidade?
mudancas-climaticas

As Profecias Bíblicas : “Estamos a viver um desastre climático. A Terra já se está a tornar inabitável.” — The Guardian. A humanidade enfrenta uma crise provocada por si mesma. Read more