• Sex. Fev 3rd, 2023

Será que Deus tem um nome ?

nome-de-Deus-
Share This !

Será que Deus tem um nome? Por que motivo é importante saber e usar o nome de Deus?

A resposta da Bíblia : Sim. Deus tem um nome.
Todas as pessoas têm um nome. Não faria sentido que Deus também tivesse um nome? Saber e usar o nome de alguém é um aspeto fundamental de uma amizade. Será que isso deveria ser diferente quando se trata da nossa amizade com Deus?

Na Bíblia, Deus revela: “Eu sou Jeová. Este é o meu nome.” (Isaías 42:8) Apesar de ter muitos títulos, como “Deus Todo-Poderoso”, “Soberano Senhor” e “Criador”, ele dignifica os seus adoradores por convidá-los a dirigir-se a ele por usarem o seu nome próprio. — Génesis 17:1; Atos 4:24; 1 Pedro 4:19.

A primeira Bíblia em português, a versão Almeida, usou milhares de vezes o nome de Deus na forma “JEHOVAH”, como pode ser visto na edição de 1693, reimpressa em 1870 !

O nome de Deus em forma de Tetragrama aparece cerca de 7 mil vezes na Bíblia. A maioria das traduções simplesmente removeu o nome de Deus e substituiu-o por um título, como “Senhor”.
O próprio Deus orientou os escritores da Bíblia a usarem o seu nome milhares de vezes. Ele também diz que as pessoas que o adoram devem usar o seu nome. (Isaías 42:8; Joel 2:32; Malaquias 3:16; Romanos 10:13)

Deus condenou os falsos profetas que tentavam fazer com que o povo esquecesse o seu nome. — Jeremias 23:27.

Muitas traduções da Bíblia contêm o nome de Deus em Êxodo 6:3. Esse texto diz: “Eu costumava aparecer a Abraão, a Isaque e a Jacó como Deus Todo-Poderoso, mas com respeito ao meu nome, Jeová, não me dei a conhecer a eles.”

Jeová é uma tradução para português do nome de Deus que tem sido usada há vários séculos. Embora alguns eruditos prefiram a forma “Javé”, Jeová é a forma mais amplamente reconhecida do nome.

“Eu sou Jeová. Este é o meu nome.” — Isaías 42:8.

Já ouviu este nome antes? Talvez não, visto que muitas traduções da Bíblia usam o nome de Deus poucas vezes ou nenhuma vez. Geralmente, elas substituem esse nome pelo título “SENHOR”. Mas, na parte da Bíblia que foi escrita em hebraico, o nome de Deus aparece cerca de 7 mil vezes. O nome de Deus em hebraico é formado por quatro letras, que correspondem a YHWH ou JHVH. Em português, já há muitos anos que o nome de Deus tem sido traduzido como “Jeová”.

A primeira parte da Bíblia não foi escrita em português, mas sim em hebraico, um idioma que se lê da direita para a esquerda. Nessa língua, o nome divino aparece na forma de quatro consoantes, יהוה. Estes quatro caracteres hebraicos – transliterados YHWH – são conhecidos como Tetragrama.

Por que motivo é importante saber e usar o nome de Deus

Para Deus, o nome dele é importante. Sabemos disso porque ele fez questão de o colocar na Bíblia milhares de vezes. — Malaquias 1:11.

O Filho de Deus, Jesus, falou várias vezes sobre a importância do nome de Deus. Por exemplo, ele orou a Jeová: “Santificado seja o teu nome.” — Mateus 6:9; João 17:6.

Conhecer e usar o nome de Deus são os primeiros passos para alguém se tornar amigo de Jeová. (Salmo 9:10; Malaquias 3:16) No Salmo 91:14, Deus promete abençoar os seus amigos: “Visto que ele me ama, vou livrá-lo. Vou protegê-lo porque ele conhece o meu nome.”

A Bíblia reconhece que existem muitos deuses. Ela diz: ‘Há os que são chamados deuses, quer no céu, quer na terra, assim como há muitos “deuses” e muitos “senhores”.’ (1 Coríntios 8:5, 6) No entanto, ela identifica claramente o único Deus verdadeiro pelo seu nome, Jeová. — Salmo 83:18.
(Fonte : Bíblia Sagrada, antigo e novo testamento)


Conecte-se ao Facebook para poder comentar
França: Senado francês aprova diploma para combater “islamismo radical”
senat-france

Em França, o Senado aprovou esta a primeira redação de um diploma que pretende “combater o islamismo radical” e cuja finalidade é incluir na Constituição francesa a preeminência das regras Read more

Bíblia: Arqueólogos israelitas encontram fragmentos de textos bíblicos
Jesus_Cristo

Dezenas de novos manuscritos do Mar Morto foram encontrados durante as investigações da Autoridade Israelita de Antiguidades na Judeia e datam do período entre o século III A.C. e o Read more

Religião e a guerra na Ucrânia. O que diz a Bíblia ?
Ucrania

Neste artigo vamos considerar algumas informações que estão relacionadas com líderes religiosos de destaque e a guerra na Ucrânia: - “O responsável pela Igreja Ortodoxa Russa, o Patriarca Cirilo, não Read more

O que é o Reino de Deus, o Reino do céu ?
Reino-de-Deus

A resposta da Bíblia : O Reino de Deus é um governo real criado por Deus Jeová (Jeová é o nome de Deus). Aqueles que amam Deus viverão para sempre Read more

O que é que a Bíblia Sagrada diz sobre a adoração de imagens ?
adorar-imagens

O CONCEITO DA BÍBLIA sobre as Imagens. O que é que a Bíblia Sagrada diz sobre a adoração de imagens ? De acordo com a agência de notícias Catholic News Read more

Lefèvre d’Étaples, queria que as pessoas simples conhecessem a Bíblia
Lefèvre-d-Étaples

ELE DEFENDEU A BÍBLIA COM CORAGEM Lefèvre sabia que a Igreja Católica tinha sido corrompida por ensinos humanos e filosofia. (Marcos 7:7; Colossenses 2:8) Ele denunciou a hipocrisia deles quando Read more