• 5 de Novembro, 2024

Festival CoolJazz : Chaka Khan, Air e Diana Krall nos 20 anos do festival

Share This !

O festival CoolJazz celebra 20 anos, a partir de terça-feira, com sete noites de espetáculos de artistas e bandas como Chaka Khan, Air, Diana Krall, Jamie Cullum, Fat Freddy’s Drop, Marina Sena e Dino D’Santiago, em Cascais.

Vinte anos depois da primeira edição, o CoolJazz continua a apostar numa “fusão de sonoridades, que versa em vários estilos de música, onde se destaca muita soul, jazz, blues, funk, disco, cantado em português e noutras línguas”.

Para a promotora Karla Campos, da Live Experiences, o melhor momento da história do festival foi “chegar aos 20 anos”. “Essa é a grande conquista: conseguir manter um festival neste formato, deste género, ao longo destes 20 anos”, partilhou, em declarações à agência Lusa.

O pior momento foram “aqueles dois anos e meio de paragem da covid”, em que não foi possível realizar-se o CoolJazz e outros tantos festivais de música. No entanto, Karla Campos destaca que essa altura, em que os profissionais da área dos espetáculos não puderam trabalhar, serviu também para “unir todos — agentes e artistas”.

“Unimo-nos, os que somos concorrentes, para encontrarmos soluções. Houve um lado positivo de união, para continuar a remar e seguir em frente”, recordou.

Programar o CoolJazz desde 2004 “foi sempre um desafio”. “Porque nem sempre tudo aquilo que quero eu consigo, porque os músicos não estão em digressão, por exemplo”, referiu.

Entre os muitos artistas e bandas que já passaram pelo festival, Karla Campos destaca, “logo na primeira edição”, Adriana Calcanhotto, Barbara Hendricks & The Magnus Lindgren Jazz Quartet e Roy Ayers.

Mas também Diana Krall e Jamie Cullum, que já atuaram várias vezes no CoolJazz e “não podiam faltar” no 20.º aniversário, Kanye West, John Legend, Mark Knopfler, Sting, Lionel Richie, David Byrne e Van Morrison.

Quando se lhe pede que aponte a melhor edição que o festival já teve, não consegue responder. “Todas elas me dão um prazer enorme”, disse.

O festival CoolJazz acontece ao longo do mês de julho e tem três concertos por noite. Começa com as Cascais Jazz Sessions, segue com uma primeira parte e termina com o cabeça de cartaz.

Este ano, foi criado “mais um momento de música”. “Alongámos a noite, criámos as Late Nights. Depois do último concerto do palco principal, haverá um DJ set no anfiteatro do Parque Marechal Carmona”, referiu Karla Campos.

A ideia é “continuar a crescer”. “Ter mais dias de concertos, mais concertos por dia, mas sempre em sequência, nunca em simultâneo”, partilhou.

A partir de terça-feira, o CooJazz regressa ao Hipódromo Manuel Possolo, onde está o palco principal, e ao contíguo Parque Marechal Carmona, onde há um segundo palco e uma zona com bares e espaços de restauração.

As portas abrem às 19h00 e os concertos começam às 20h00.

Os franceses Air são o grande destaque do primeiro dia. A dupla vai apresentar no festival, na íntegra, o álbum ‘Moon Safari’, editado há 25 anos, e que inclui temas como ‘Sexy Boy’, ‘Kelly watch the stars’ e ‘All I need’.

Antes, atuam a artista croata-portuguesa Lana Gasparotti e os portugueses Marwan, um dos vencedores do concurso de novos talentos do festival. Depois dos Air, haverá um DJ set do jornalista Pedro Dias de Almeida.

Na quarta-feira sobem ao palco principal a cantora norte-americana Chaka Khan, voz de temas como ‘I’m every woman’ ou ‘Ain’t nobody’, que passa por Portugal no âmbito da digressão de celebração dos 50 anos de carreira, e os britânicos Morcheeba.

Antes, no Parque Marechal Carmona, atuam os portugueses Onoma, também vencedores do concurso de novos talentos, e depois haverá um DJ Set do cantor Alex D’Alva Teixeira.

O terceiro dia de CoolJazz, em 19 de julho, é totalmente dedicado à música portuguesa, com o palco principal a acolher Dino D’Santiago e Maro, e o segundo palco o Rogério Pitomba Trio, vencedores do concurso de novos talentos, e um DJ set de Progressivu.

Presença habitual no festival, a cantora e pianista canadiana Diana Krall sobe ao palco principal no dia 26 de julho. Antes, atua o Manuel Oliveira Trio.

Para o segundo palco estão marcadas das atuações da saxofonista e cantora Eunice Barbosa e do DJ Pedro Tenreiro.

Em 27 de julho, atuam no palco principal as cantoras brasileiras Marina Sena e Luedji Luna. Nesse dia, pelo segundo palco passam os portugueses Salamandra e a produtora Sónia Trópicos, em DJ set.

Para o penúltimo dia do festival estão marcadas as atuações dos neozelandeses Fat Freddy’s Drop e dos portugueses Expresso Transatlântico, no palco principal, da pianista e compositora luso-angolana Gisela Mabel e da DJ portuguesa Matilde Castro, no segundo palco.

Este ano, o encerramento do CoolJazz, no dia 31 de julho, fica a cargo do cantor e pianista britânico Jamie Cullum, outra presença assídua no festival.

Antes de Jamie Cullum atuam, no palco principal, a cantora portuguesa Inês Marques Lucas, e, no segundo palco, o baterista português Guilherme Melo. O segundo palco irá ainda acolher o DJ set da cantora Beatriz Pessoa com o realizador Daniel Mota.

A organização espera entre “43 mil a 45 mil pessoas” nos sete dias de festival.

O festival, que este ano tem um novo ‘naming sponsor’, a seguradora Ageas, tem também uma programação gratuita, as Cascais Lazy Sundays, que acontecem aos domingos nos jardins da Casa das Histórias Paula Rego.

Nos dias 14, 21 e 28 de julho, haverá DJ sets, a partir das 19h00, da radialista Inês Lopes Gonçalves com o baterista Ivo Costa, da radialista Vanda Miranda e do “artista de variedades” Wandson, respetivamente.

Faça login no Facebook para comentar

Artigos que podem lhe interessar :

Carros incendiados e vandalizados : saiba se o seguro cobre?

Dezenas de carros foram incendiados e vandalizados, recentemente, na região de Lisboa. Saiba como fu...

Economia: FMI elogia Portugal, mas vê produtividade e investimento como ameaças !

O chefe de missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) para Portugal elogiou a trajetória económic...

Caixa Geral de Depósitos pagou mais de 4,5 milhões por dia ao Estado em 2024

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) pagou mais de 4,5 milhões de euros por dia ao Estado em 2024, soman...

Funcionários públicos protestam em Lisboa contra o empobrecimento

Os funcionários públicos protestam em Lisboa, com o lema "parar o empobrecimento" para exigir aument...

Ricciardi defende que BES "era sólido" e culpa Banco de Portugal pela resolução

O ex-presidente do Banco Espírito Santo Investimento (BESI), José Maria Ricciardi, considerou no jul...

Lesados do BES usam carro funerário em protesto no arranque do julgamento da queda do Grupo Espírito...

Representantes dos lesados do Banco Espírito Santo estão, esta terça-feira, em protesto junto ao Cam...

PRR : Tribunal de Contas Europeu revela incumprimentos de Portugal

O Tribunal de Contas Europeu (TCE) revela que alguns marcos e metas "não foram cumpridos de forma sa...

Orçamento de Estado 2025 é apresentado. Eis o que se sabe sobre a proposta

O Governo entrega a proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), que parte já com despesa adi...

Clima : cheias mortais na Europa, incêndios florestais em Portugal. A nova realidade climática, aler...

Os soldados e  equipas de emergência e voluntários lutaram para reforçar as defesas ao redor de Wroc...

As Migrações causadas pela rutura climática global vão ser debatidas em Lisboa

As migrações causadas pela rutura climática global vão ser objeto de um debate, organizado pela asso...

Papa Francisco diz que Vaticano sabia das agressões sexuais do padre Abbé Pierre

O padre católico francês Abbé Pierre foi acusado em 17 novos relatos de violência sexual, segundo um...

Douro : Autarcas defendem taxa turística para ajudar viticultores em crise

Os autarcas da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) defenderam, no Parlamento, a criação d...

By Team